Tudo sobre a pílula anticoncepcional!

No post de hoje, o nosso ginecologista, Dr. Gilberto Henriques, esclarece as principais dúvidas sobre pílulas anticoncepcionais, em um bate papo muito interessante. Confira!

Quais são os benefícios de tomar a pílula anticoncepcional?

Hoje classificamos os benefícios do ACH (anticoncepcional hormonal) em 2 tipos. Os contraceptivos propriamente ditos e os extra contraceptivos. Algumas mulheres, por exemplo, usam anticoncepcional para tratar de TPM, irregularidade menstrual, suprimir ou determinar as menstruações, cólicas, enxaqueca menstrual, controle de fluxo, endometriose e mais uma série de outras indicações ou seja, o ACH não é usado apenas para evitar ou planejar  as gestações.

Existe alguma contraindicação para usá-la?

Sim. Existem contraindicações absolutas e relativas, como em toda e qualquer tipo medicação. As mais frequentes contraindicações, que inviabilizam o uso do ACH, são em pacientes que tiveram trombose, infarto do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, tumores hormônio dependentes (por exemplo, o câncer de mama). Não podemos nos esquecer também do bendito cigarrinho! Consideramos contraindicações relativas, a amamentação, hipertensão arterial, algumas associações com tratamentos neurológicos/psiquiátricos, pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica e em outras ocasiões na quais devemos selecionar qual é a melhor composição e via de administração do ACH. Sob este aspecto, devemos lembrar que tal medicamento, não é apresentado apenas sob a forma de pílulas como são comumente chamados os ACH. Hoje, há administração sob forma de implantes colocados em baixo da pele, injetáveis, adesivos cutâneos, anéis vaginais e de dispositivos intrauterinos. Sabendo disso, orientadas por seu ginecologista, a grande maioria poderá se beneficiar do uso desta importante classe de medicamentos que faz parte ativa e fundamental na vida da mulher moderna.

Há conscientização em torno da pílula hoje?

Melhorou muito a informação a respeito do ACH, porém, ainda hoje, ele é cercado de uma série de mitos que parecem cimentados no pensamento das mulheres e que muitas vezes são difíceis de serem quebrados. Coisas como: causam celulite, engordam, dão câncer, secam o útero impedindo gravidez, se usados por muito tempo o seu uso prolongado pode causar perda do efeito e vamos por aí afora…

Por isso, qualquer dúvida deve ser esclarecida com o seu ginecologista. A utilização incorreta ou o medo de usar os ACH, além de poder causar uma gravidez indesejada, pode privar a mulher moderna de viver plenamente todos os dias mês, sem ter que ouvir aquela velha expressão: “Ela está naqueles dias!”.

E você, tem alguma dúvida? Poste sua opinião!

About these ads
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.383 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: